pt Português en English es Español
 

Publicado em 08/10/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Foto: Sérgio Reis (INCQS/ Fiocruz)

O INCQS está engajado na campanha mundial Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. Para tanto, iluminou a sua fachada com as cores da campanha, realizará uma palestra interna sobre o tema, disponibilizou em seu site um link com informações e seus profissionais irão trabalhar vestidos de rosa, em uma data a ser definida.

O objetivo do Outubro Rosa, iniciado na década de 1990, é estimular a participação da população no controle do câncer de mama e chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. São quase 60 mil novos casos por ano, sendo que 50% dos casos são diagnosticados em estágio avançado. O número de óbitos é cerca de 15 mil.

Relativamente incomum antes dos 35 anos, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Também acomete homens, porém, é raro, representando 1% do total de casos da doença.

Para diminuir as chances do desenvolvimento da doença, seguem alguns cuidados:

- praticar atividades físicas regularmente;
- alimentação balanceada, que ajude a regular o metabolismo;
- manter o peso corporal adequado;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- amamentar;
- atenção ao seu histórico familiar;
- realizar o autoexame, conforme as instruções abaixo: