pt Português en English es Español
 

Os palestrantes serão o Dr. Jorge Bermudez, chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz) e a Dra. Wanise Barroso, pesquisadora titular em Saúde do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).

Bermudez, o precursor deste debate na Fiocruz, abordará questões relacionadas ao histórico e ao desenvolvimento da produção do fármaco pela Fiocruz, até a obtenção do registro.

“A imprensa é bombardeada permanentemente com informações que nem sempre correspondem – ou correspondem parcial e enviesadamente – à realidade, mas essas informações sempre cumprem um objetivo voltado a determinados interesses envolvidos no caso em questão, em especial quando se trata de interesses comerciais”, diz Bermudez, na introdução de sue artigo homônimo à palestra do INCQS.

Já Wanise, representante da unidade da Fundação que é responsável pelo desenvolvimento e produção do medicamento, discutirá a situação no pós-registro e a produção pública dos fármacos.

Vale pontuar que em 28 de setembro, o Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz divulgou uma nota pública sobre a produção do sofosbuvir, em que reafirma a orientação estratégica de Farmanguinhos, visando garantir condições de suprimento de tecnologias e produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Fiocruz reafirma seu esforço para consolidar o desenvolvimento tecnológico do sofosbuvir e de outros medicamentos com empresas nacionais, incluindo seus respectivos Insumos Farmacêutios Ativos (IFAs), essenciais para o tratamento da Hepatite C. A produção integrada no país constitui uma condição para ofertar medicamentos e outros produtos em saúde com preços justos que garantam o atendimento às necessidades da população brasileira, contribuindo para o desenvolvimento, a geração de conhecimento, tecnologia, emprego e renda no Brasil”, afirma um trecho da nota.