pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/10/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Foto: Arquivo Pessoal

Integrantes da revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate) e da biblioteca do INCQS prestigiaram a SciElo  na celebração dos 20 anos de operação de sua base, realizada no período de 26 a 28 de setembro, em São Paulo. Participaram do evento, intitulado Conferência SciElo 20, Gisele Helena Ribeiro das Neves, Simone Nascimento Teixeira, Maria Helena Simões Villas Bôas e Janaina Leal.

De acordo com as participantes, a presença na atividade da SciElo representa o “pleno processo de alinhamento com os avanços da ciência aberta, abordando as principais questões conceituais, políticas, metodológicas e tecnológicas que definem as tendências e inovações que impulsionam o futuro da publicação científica de acesso aberto”.

A programação da Conferência abordou e debateu temas como: 1 - as práticas da Ciência Aberta, tais quais publicação dos dados das pesquisas e aceleramento dos processos editoriais e de comunicação - por meio da publicação contínua dos artigos e adoção de preprints (projeto de um artigo científico que não foi ainda publicado em um periódico científico com revisão por pares); 2 - a maximização da transparência nos processos de avaliação e fluxos de comunicação, e 3 - a busca por sistemas mais abrangentes para a avaliação de pesquisas, artigos e periódicos.

Simone contou que o evento comemorativo também teve a participação de palestrantes estrangeiros, proporcionando a troca de conhecimentos, experiências e ideias no que tange à comunicação científica e ao movimento de acesso aberto da informação.

E acrescentou:

“O evento se configurou como uma ótima oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento dos processos editorais, além de nos permitir interagir com pesquisadores e profissionais de diversas instituições e países”.