pt Português en English es Español
 
Publicado em 24/09/2018.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)
 
Elaine Lucia no 14 KM BrasilFoto: Arquivo pessoal
 
A servidora do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do INCQS, Elaine Lúcia, analista de Gestão em Saúde, participou na última semana, em São Paulo, do 14º KM Brasil, Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento. O encontro, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), é considerado o maior evento da América Latina sobre o tema.
 
O KM Brasil reúne toda a comunidade de gestão do conhecimento (GC) dando-lhes acesso aos melhores casos de gestão do conhecimento, trabalhos científicos e painéis de discussão. O objetivo doe evento é ampliar a discussão sobre a temática, para que haja aprimoramento nos trabalhos realizados nas organizações. A ideia é trocar experiências e informar as tendências que apontam para a necessidade das organizações se apropriarem de implementações e estratégicas voltadas para o capital intangível, que é o conhecimento dos profissionais.
 
"O que me chamou atenção é que muitas organizações públicas como Receita Federal, Polícia Militar, governos de vários estados, TCU, STJ, INPI, Bombeiros, Justiça Federal e ANAC, estão atentas à necessidade de implementação de práticas e de várias ações já realizadas em organizações públicas", comenta Elaine Lúcia.
 
De acordo com a servidora, a importância da participação do INCQS em um evento deste porte, é que o instituto apesar de ter ações voltadas para a Gestão do Conhecimento, precisa se aprimorar em práticas de GC. "Temos que aperfeiçoar as áreas finalísticas como mapeamento dos conhecimentos críticos, de competências, alinhamento das capacitações à necessidade da unidade, fortalecimento de ações de compartilhamento e em redes, para atingirmos melhores resultados", conclui.