pt Português en English es Español
 

A conferência internacional sobre o efeito ambientais das nanopartículas e dos nanomaterias reuniu pesquisadores e estudantes de diversos países, além de pesquisadores estadunidenses do Food and Drug Administration/ FDA e do National Institute of Standards and Technology/ NIST).

Os temas discutidos foram, dentre outros, o uso e comportamento de nanopartículas metálicas no meio ambiente, possíveis efeitos da exposição às nanopartículas e as questões-chave relacionadas à manutenção dos benefícios econômicos e sociais da nanotecnologia.

A profissional do INCQS também participou de um workshop/treinamento sobre Análise de nanopartículas metálicas por sp-ICP-MS.

Lísia ficou muito satisfeita com a conferência, que lhe possibilitou ampliar a sua compreensão sobre o tema e sobre os seus desdobramentos:

“A minha participação no evento foi muito proveitosa, pois me permitiu um melhor entendimento dos estudos de nano que estão acontecendo nas principais instituições de pesquisa, bem como as dificuldades existentes e os desafios para desenvolver e analisar nanopartículas em diferentes produtos” afirmou.

Os tópicos da conferência incluíam: bio-captura, interações nano bio, métodos analíticos, transformações, modelagem, lançamento de produtos de consumo, aplicações e agricultura, toxicologia, eco-toxicologia e nano informática.


Sobre a nanotecnologia e o CEINT:

Nanotecnologia é o ramo da ciência que trabalha na escala dos bilionésimos de metro (a partir de 0,000001 milímetro) – ou nanômetros, de onde vem o nome dessa área. Com ela, seria possível construir coisas átomo por átomo, molécula por molécula, ou seja, usando os tijolinhos básicos que formam a matéria, de acordo com a definição da Revista Super Interessante.

O CEINT foi criado com objetivo de realizar pesquisas sobre o comportamento de materiais em nanoescala. Além disto, o Centro está desenvolvendo ferramentas de avaliação de risco para fornecer orientação na avaliação de preocupações existentes e futuras em torno das implicações ambientais do uso de nanomateriais.