Publicado em 18/09/2018.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

DSC01038Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

A implantação de práticas que estimulem o armazenamento, o compartilhamento, o uso do conhecimento, além da colaboração pra gerar novos conhecimentos. Esse é o grande objetivo do INCQS no que se refere o tema gestão do conhecimento. O assunto foi apresentado na última sexta-feira (14), por Elaine Lúcia da Silva, do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do INCQS, durante o evento de celebração do 37º aniversário da unidade.
 
Elaine Lúcia falou sobre os principais objetivos e conceitos de gestão do conhecimento (GC) e sua aplicabilidade em organizações públicas. De acordo com a servidora, os principais objetivos da GC são melhoria contínua e inovação para gerar valor para a sociedade.
 
"A GC tem um olhar transversal para os ativos intangíveis da organização. Ela trabalha com a quebra de possíveis silos para criar um ambiente propício ao compartilhamento, a colaboração e a inovação, articulando e integrando as áreas. Instituições ganham agilidade e mais capacidade de resposta aos problemas imediatos, tornam-se mais competitivas e rentáveis", explicou.
 
Na ocasião, a servidora citou o programa de Multiplicadores Internos de Conhecimento, promovido pelo INCQS, como uma ação de GC aplicada na unidade. O programa tem por objetivo captar e compartilhar o conhecimento e as experiências dos colaboradores e, ao mesmo tempo, estimular o senso de cooperação entre os profissionais do instituto.
 
Após a palestra o evento de celebração do 37º aniversário do INCQS foi encerrado com bolo e música de artistas do próprio instituto. São eles: Izabela Gimenes Lopes (vocal), Antônio Carlos Gaspar de Vasconcellos (violão), Wlamir Moura (guitarra), Rene Antunes da Rocha (percussão) e Fábio José Campista (teclado).
 
DSC01113
 

DSC01044
 
Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)