pt Português en English es Español
 

A inauguração das festividades, que também marca a VII Jornada Científica, contou com a presença, na mesa de abertura, da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade e do presidente da Asfoc Sindicato Nacional, Paulo Garrido, além de Antonio Eugenio de Almeida e Silvana do Couto Jacob.

Na plateia estavam, além dos trabalhadores do INCQS e outras instituições de saúde, figuras expressivas, como a filha do poeta Manoel de Barros, a pintora Martha de Barros; o ex-presidente da Fiocruz Akira Homma, um dos responsáveis pela instalação do INCQS e pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI); a representante da Secretaria Estadual de Saúde do RJ, Iralda Ferreira; o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio; o representante da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Win Degrave; a assessora da Presidência da Fundação, Inês Fernandes; e o ex-diretor do Instituto, Eduardo Leal.

“Este é um momento especial para mim, pois é o meu primeiro aniversário à frente do INCQS. E eu estou muito feliz pela organização do evento comemorativo ter sido de forma coletiva, com união e envolvimento de muitas pessoas, como espero que seja tudo daqui pra frente”, comemorou Antonio de Eugenio Almeida.

As comemorações seguirão ao longo da semana. Na quarta-feira os temas são: vacinas e doenças emergentes e reemergentes. Na quinta: os 30 anos do SUS e a Reforma Sanitária. Já na sexta, tem palestra sobre psicologia, Quando a Vida Muda de Rumo, e sobre Gestão do Conhecimento. Simultaneamente acontece a programação da Jornada Científica.

As festividades serão encerradas com bolo e música. Confira a programação, que é aberta ao público em geral, gratuita e não requer inscrições prévias.