pt Português en English es Español
 

Intitulado neste ano como Residências em Saúde nos 30 anos do SUS: purgatório da beleza e do Caose, o ENRS tem por objetivo construir, de forma coletiva, propostas que contribuam para a efetivação de uma Política Nacional de Residências no Sistema Único de Saúde (SUS). Participam representação de todos os segmentos da residência: coordenadores, gerência, tutores, preceptores, residentes e gestores de saúde das três esferas de Governo (municipais, estaduais, federais).

O encontro é composto por apresentação de pôsteres, mesas-redondas, plenárias e atividades culturais sobre temais tais quais: conjuntura política atual; Política Nacional de Residências, em consonância com as diretrizes do SUS; avanços e desafios das residências em área profissional de saúde; Fórum Nacional de Residências em Saúde e a organização dos segmentos e proposição de um regimento nacional para as diretrizes do ENRS.

Entre as atividades do encontro, Lúcia Bastos destacou o fórum por segmentos, por ser um momento propositivo:

“São reuniões de grande importância, pois fazem o encaminhamento de uma carta coletiva de reivindicações à Comissão Nacional de Saúde (CNS). No fórum dos tutores e preceptores, do qual participei, estiveram representados 12 diferentes estados brasileiros. Já a Silvana participou do encontro dos fóruns da coordenação, que também foi muito representativo”, explicou.