pt Português en English es Español
 

A festividade será aberta na manhã do dia 10/09, com a participação de representantes da Presidência da Fiocruz, da Direção do INCQS e de integrantes da Asfoc-Sindicato Nacional. Na sequência, a escritora e jornalista Bianca Ramoneda, ex-apresentadora do programa “Ofício em Cena”, da Globo News, ministrará a palestra Matéria de poesia - um encontro para transver o mundo inspirado na obra do poeta Manoel de Barros.

No período da tarde, tal qual no dia 11/09 inteiro, na tarde de 12/09 e na manhã de 13/09, acontecerá a Jornada Científica, com apresentação de pôsteres e apresentações orais dos bolsistas do INCQS.

O terceiro dia do evento, 12/09, será iniciado com a apresentação Doenças infecciosas emergentes e reemergentes: riscos e possibilidades, feita pelo médico infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, que é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz.

Depois, a responsável pelo Núcleo Técnico (NT) de kits do INCQS, Helena Cristina Balthazar Guedes Borges, falará sobre Monitoramento da qualidade de produtos hemoderivados e kits para diagnóstico da dengue - ações de vigilância sanitária pós-mercado.

A Reforma Sanitária e os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) são a pauta da tarde de 13 de setembro, quinta-feira. O ex-secretário de Saúde do Estado do Rio, coordenador executivo do Portal Saúde Amanhã e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), professor José Noronha, ministrará a palestra Os 30 anos do SUS: passado e futuro.

Já a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Tatiana Wargas, professora e especialista no tema, discorrerá sobre a os Caminhos e Percalços da Reforma Sanitária.

O último dia comemorativo será marcado pela psicologia e pela Gestão do Conhecimento. O primeiro tema será abordado de manhã, pela psicóloga clínica e institucional Jorgete de Almeida Botelho, na apresentação Quando a vida muda de rumo. Por fim, à tarde a analista de Gestão em Saúde Elaine Lúcia da Silva falará sobre Gestão do Conhecimento e sua aplicabilidade em Organizações Públicas.

No encerramento haverá bolo e apresentação musical.