pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/08/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Rosana Ferreira, do Laboratório de Análise de Resíduos de Medicamentos Veterinários do Departamento de Química (DQ) e Rosane Alves, coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentos (NT-AL), representaram o INCQS na Oficina de programação científica e reunião preparatória para a organização do XXI Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (Enaal) 2019 e VII Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. O encontro foi entre 1 e 3 de agosto, em Florianópolis (SC).

Na ocasião, as profissionais levaram sugestões do grupo de alimentos do Instituto para cursos, palestras e mesas redondas.

“A participação do grupo de alimentos do INCQS no Enaal é sempre muito representativa. Participamos em palestras, mesas-redondas, ministrando cursos, coordenando as discussões temáticas e avaliando trabalhos científicos enviados pelos participantes do evento. É também uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido no Instituto, que é fundamental para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”, disse Rosane Alves.

Rosana Ferreira completou:

“Participar da construção do Enaal é uma grande oportunidade para evidenciar assuntos relevantes da área de alimentos. O Encontro é um momento para a divulgação de trabalhos, debates e trocas de ideias com outros profissionais, discussões sobre normas e regulamentações, congregação de profissionais e instituições, além de ser um evento importante para a capacitação dos profissionais desta área”.

Os eventos têm por objetivo promover intercâmbio de profissionais e instituições públicas e privadas que atuam nas áreas de análises, avaliação e controle de qualidade de alimentos, da produção primária ao consumo. Em 2019, serão realizados entre 26 e 30 de maio, no Centro de Convenções CentroSul (SC) e têm como tema Cadeia Produtiva e Segurança Alimentar: desafios e estratégias.

Tradicionalmente, o INCQS participa ativamente do Enaal. Em 2017, o envolvimento do Instituto foi desde a presença na Comissão Científica e avaliação dos trabalhos antes do evento, até presença na mesa de abertura, apresentação de palestras e oficinas, mesas-redondas, estande da revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia e apresentação de pôsteres. Além disto, recebeu prêmio de Melhor Trabalho Científico e seis Diplomas de Honra ao Mérito.

Seguem as redes sociais do Enaal: Facebook e Instagram.