pt Português en English es Español
 

O ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS/ INCQS) foi aberto em 6 de março, com o tema Autoria de Trabalho Científico. O professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Dr. Walter Araújo Zin foi quem ministrou a aula inaugural.

Após apresentação do currículo do professor, feita pelo coordenador do PPGVS, Ivano de Filippis, ele iniciou a palestra definindo autoria de um trabalho como sendo “quem contribui intelectual e substantivamente para ele”.

Na sequência, abordou os trabalhos multicêntricos, isto é, com muitos autores, com enfoque nos critérios para co-autoria, ordem de identificação dos autores, autoria compartilhada, impedimentos para alguém ser co-autor e responsabilidade sobre os manuscritos publicados.

Neste ponto, falou sobre situações de retratação dos trabalhos lançados e, mesmo, de sua retirada dos periódicos devido a fraudes, erros, plágio e/ou duplicação do conteúdo em diferentes publicações. Estatisticamente, de acordo com o professor, estes problemas são crescentes.

O palestrante discorreu, ainda, sobre os participantes citados nos agradecimentos e os conflitos de interesse relacionados aos autores e aos editores e revisores.

A aula inaugural do PPGVS/INCQS foi finalizada com uma importante reflexão, de Albert Einstein: “Relatividade se aplica à Física, não à Ética”.

 

O palestrante: 

O professor Dr. Walter Araújo Zin é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela UFRJ e pós-doutorado pela McGill University, Montreal, do Canadá.

Atualmente é professor titular da UFRJ e membro titular das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina, bem como membro titular da Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde.

Já foi diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ, entre 2001 e 2004, e foi membro titular do Conselho Consultivo da Finep, do Comitê Gestor do Fundo Setorial da Saúde, do Conselho Superior da Faperj e coordenador do Comitê de Assessoramento CNPq.

Colaborador de diversas universidades e sociedades no Brasil e exterior, publicou mais de 244 trabalhos indexados, que lhe renderam mais de 5400 citações (H = 35).