pt Português en English es Español
 

Por: Penélope Toledo (ACS/ INCQS)

A pesquisa Qualidade de compressas de gaze com enfoque no aspecto e nos dizeres de rotulagem, desenvolvida por profissionais do Departamento de Química (DQ) do INCQS, ganhou o certificado de terceiro melhor trabalho científico do IV Simpósio de Assistência Farmacêutica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia “Jamil Haddad” (Into), na categoria pôster. O evento foi em 27 de setembro.

O estudo avaliou o aspecto, a embalagem, os dizeres da rotulagem e a determinação de dimensões de amostras de gaze disponíveis no mercado brasileiro. Como resultado, reitera a importância da análise pós-comercial do produto e viabiliza a proposição de um modelo sistemático simples de monitoramento para as compressas, de modo a atestar sua qualidade e garantir a segurança do paciente.

- Diversas complicações contundentes estão atreladas aos desvios de qualidade destes produtos, impactando na saúde do paciente – explicou Michele Feitoza, uma das autoras da pesquisa.

Além dela, participaram do trabalho vencedor: Jonas Fernandes, do Programa de Estágio Curricular (PEC), Layz Carneiro, da Residência Multiprofissional em Vigilância Sanitária, Laryssa dos Santos, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e as servidoras Anna Fust, Renata Dalavia Vale, Lílian Venâncio.

- Foi uma pesquisa inicial sobre o produto, não existem estudos anteriores publicados especificamente para as compressas, por isso, prosseguiremos com outras avaliações. Reitera a importância do Incqs no contexto regulatório e traz a reflexão da importância dos alunos PECs, Pibiti's e do nosso curso de Residencia que a cada ano vem se destacando positivamente no contexto sanitário. Diferentes vínculos que se somaram para a construção deste trabalho – destacou Michele.

O INCQS realiza análises em diferentes modalidades nos materiais médicos, grupo que inclui as compressas de gaze, faz orientações técnicas para aquisição de produtos em licitações do Ministério da Saúde (MS) e integra a vigilância pós-comercialização.