pt Português en English es Español
 

A Coordenação de Assistência à Pesquisa e Aperfeiçoamento Acadêmico promoveu o curso de atualização Preparo e controle da qualidade de meios de cultura utilizados em Microbiologia, de 11 a 20 de setembro. O curso foi ministrado pelo Serviço de Microbiologia de Apoio, do Departamento de Microbiologia (DM), sob a responsabilidade da Dra. Célia M C A P Romão e da Dra. Suely A P Fracalanzza.

As aulas foram voltadas a profissionais da Saúde, em especial, da área da Microbiologia, oriundos de instituições públicas como Laboratórios Centrais de Saúde (Lacen’s), universidades públicas e outros órgãos governamentais.

O objetivo foi capacitar e atualizar estes profissionais em atividades relacionadas ao preparo e controle da qualidade de meios de cultura utilizados em laboratórios de Microbiologia, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos da preparação, esterilização e técnicas empregadas no controle da qualidade de meios de cultura e soluções.

O conteúdo programático abordou temas básicos em Microbiologia e Gestão da Qualidade, meios de cultura empregados no controle microbiológico de produtos sujeitos à vigilância sanitária, aspectos teóricos sobre o controle da qualidade de meios de cultura e aulas práticas.

Além das duas coordenadoras, as/os professoras/es foram: Ana Paula Alcides, Antônio Eugênio de Almeida, Carlos Sobrinho Nascimento, Cátia Cristina do Nascimento, Cláudia Souto, Edmilson Lima, Bruna Sabagh, Joana Barbosa, Jorge Santana, José Marcos Dias, Maria Helena Villas Bôas, Mônica Almeida, Nathalia Caldeira, Rafael Vasconcellos, Renata Pires, Renê da Rocha, Sérgio Alves da Silva, Sineide Sousa, Terezinha Gotzl, Valéria Medeiros, Will Robson Lameirão, Silvia L Bricio, Eliana Pereira, Antonio Carlos Vasconcellos, Maysa Clementino, Pedro Paulo da Silva e Cátia Chaia.