pt Português en English es Español
 

O laboratório de resíduos de agrotóxicos, com a cooperação da Coordenação de Pesquisa e Ensino (CPE), promoveu o curso de capacitação profissional Introdução à análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, ministrado por profissionais do INCQS, entre 11 e 15 de setembro, sob a coordenação das Dras. Lucia Helena Bastos e Maria Helena Wohlers, ambas do Departamento de Química (DQ).

Destinado preferencialmente a profissionais de instituições públicas que atuam na área de resíduos e a Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), o curso teve como objetivo promover conhecimentos teóricos e práticos sobre análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, bem como propiciar a laboratórios se estruturarem para realizar análises de resíduos de agrotóxicos. Bolsistas e alunos de pós-graduação do INCQS também participaram.

O conteúdo programático abordou as Boas Práticas de Laboratório, legislação sanitária e documentos referentes aos agrotóxicos, análise de resíduos de agrotóxicos de diferentes classes químicas, metodologia de análise de multirresíduos, validação destas metodologias, avaliação estatísticas dos dados analíticos e técnica de cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas.

Os professores foram as duas coordenadoras, além dos profissionais e professores do INCQS: Sérgio da Silva, André Sartori e Angélica Castanheira de Oliveira.