pt Português en English es Español
 

O profissional do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS Marcelo Brandão, que também é professor do curso de Residência Multiprofissional em Vigilância Sanitária, ministrou a aula Epidemiologias das doenças transmitidas por alimentos de origem biológica na sede da Subvisa (Vigilância Sanitária Municipal), em 4 de setembro. A apresentação agradou aos alunos e virou tema da intranet da Subvisa.

A aula integra o curso de atualização em Vigilância de Alimentos e aborda questões como a importância da coleta de amostras na investigação de surtos de origem alimentar, como é feita a vigilância epidemiológica das doenças, técnicas moleculares para identificação e tipificação desses microrganismos, e avaliação dos surtos no Brasil e no mundo.

Além deste, o INCQS tem ministrado cursos de direito e fiscalização sanitária a profissionais da SubVisa. Para Marcelo Brandão, a troca de conhecimentos entre as duas instituições é muito importante, pois permite a qualificação profissional e a melhoria do trabalho proporcionado à sociedade:

- É muito importante oferecer cursos de capacitação contínua para os servidores, no sentido de reciclagem e aprendizado de novos conteúdos, para cada vez mais, se aprimorarem profissionalmente e melhorarem o seu desempenho em sua áera de atuação – disse.