pt Português en English es Español
 

Estão disponíveis seis vagas para brasileiros. A participação no curso, portanto, é sujeita à seleção e as inscrições podem ser feitas preenchendo-se o formulário disponível em https://goo.gl/forms/T9EUNGxBlfq9NO7W2.

Podem participar estudantes de pós-graduação, profissionais e pesquisadores que atuem na área de métodos alternativos e/ou experimentação animal nos países do Mercosul, tanto do setor público como do privado.

Os selecionados receberão passagens aéreas, hospedagem (em apartamentos duplos ou triplos) e alimentação.

A Plataforma Regional de Métodos Alternativos ao Uso de Animais do Mercosul é um projeto apresentado pelo Brasil e aprovado na LII Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia (RECyT), em junho de 2015. O objetivo geral do projeto é inserir o tema “Métodos alternativos” no âmbito do Mercosul e promover a criação de uma infraestrutura laboratorial e de recursos humanos especializados capazes de implantar métodos alternativos ao uso de animais em seus respectivos países.

A primeira etapa do projeto será a capacitação e treinamento de pessoal qualificado e o Brasil, buscando nivelar os parceiros, oferecerá aos países do bloco a possibilidade de capacitação em instalações brasileiras já adequadas à validação e desenvolvimento de métodos alternativos, nos laboratórios centrais da Renam. São eles o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde-INCQS e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia-Inmetro (o terceiro laboratório central da Renama é o LNBio). Nesse sentido, o Brasil oferecerá hospedagem e alimentação durante o período de cada curso aos alunos selecionados. Serão ofertados, no total, cinco cursos.