pt Português en English es Español
 

No dia 2 de setembro (sexta-feira que vem), de 10h às 12h30, no auditório do INCQS, palestra em inglês da Drª. Katharina Schimeck, pesquisadora do TissUse GmbH – empresa sediada na incubadora da Universidade Técnica de Berlim.

O tema será pesquisa denominada Human on a chip. Trata-se de tecnologia de biorreatores que está sendo desenvolvida por essa start-up de biotecnologia alemã. Ela consiste no cultivo de tecidos humanos em três dimensões, em arranjos que simulam a morfologia e a funcionalidade dos órgãos humanos. Este tipo de cultura torna-se possível porque os tecidos são mantidos em chips controlados por computadores que realizam a circulação de um fluido que cumpre parcialmente as funções do sangue. O método permite ainda o cultivo de diferentes tecidos no mesmo chip, uma estratégia para reprodução da complexidade do organismo humano.

Seu objetivo é substituir as experimentações em animais por testes a serem feitos com esses dispositivos.

Mais informações sobre a pesquisa na matéria da revista Scientific American (edição em português), reproduzida no site do LNBio (Laboratório Nacional de Biociências).

Evento articulado no âmbito da Renama (Rede Nacional de Métodos Alternativos) gratuito, aberto ao público e sem inscrição prévia.

O INCQS fica na Fiocruz: Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos (em frente à passarela 6 da Av. Brasil) – Rio de Janeiro.