pt Português en English es Español
 
Duas unidades da Fiocruz ? o Instituto Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) ? estao incluídas em dois projetos de cooperaçao assinados entre os governos de Cuba e do Brasil. O fato aconteceu em Brasília, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2007, durante uma reuniao bilateral de cooperaçao científica e tecnológica que envolveu os dois países.

IFF
A cooperaçao científica e tecnológica do IFF ao Ministério da Saúde de Cuba envolve a Rede Latino-Americana de Bancos de leite Humano, coordenada pela equipe do Centro Latino-Americano de Tecnologia e Informaçao em Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da Fiocruz. Segundo o coordenador da Rede, Joao Aprígio Guerra, a política de ampliaçao da Rede tem como fundamentos a qualidade do produto, a qualificaçao de recursos humanos, o modelo de gestao e o desenvolvimento científico e tecnológico. De acordo com Aprígio, o projeto visa transferir tecnologia para Cuba e capacitar profissionais da área, no âmbito da gestao pela qualidade em Bancos de Leite Humano (BLH) e no programa de certificaçao para BLH com base na metodologia ISO 9000. Esta norma se refere a regulamentaçao de sistemas da qualidade e modelo de gestao que garanta a uniformidade do produto.

INCQS
Já o INCQS está incluído no projeto chamado Controle de Qualidade de Produtos de Risco submetidos a Vigilância Sanitária, que será desenvolvido em conjunto com o Centro para Controle Estatal de Medicamentos (Cecmed) de Cuba. ?Para nós, isso representa a continuidade de uma parceria de grande exito com o Cecmed, que vem desde 1995?, diz Eduardo Leal, vice-diretor do INCQS, completando esperar ?que novas iniciativas de colaboraçao desse tipo aconteçam no futuro?. O acordo assinado preve dois objetivos: o intercâmbio de técnicos e pesquisadores das duas instituiçoes (INCQS e Cecmed) para treinamento e capacitaçao; e o estabelecimento de cursos para aprimoramento da gestao estratégica de laboratórios. As atividades fortalecerao o trabalho dos dois institutos no controle da qualidade de produtos submetidos a Vigilância Sanitária, tais como cosméticos, sangue, hemoderivados, vacinas e biofármacos.

O projeto será iniciado em janeiro de 2008 e tem previsao para durar doze meses. O custo, de pouco mais de 82 mil dólares, será totalmente pago pelo Governo Federal brasileiro, por meio da Agencia Brasileira de Cooperaçao do Ministério das Relaçoes Exteriores do Brasil. Para que tudo se concretizasse, Leal faz questao de destacar o empenho de Julia Helida Costa (Chefe da Divisao de Projetos do MS) e de Eddisel Rosário, Primeiro Secretário da Embaixada de Cuba no Brasil.